Páginas

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Candidatos que você não pode deixar de conhecer

A criatividade não tem limites nas campanhas eleitorais. Desde o início das eleições, a propaganda eleitoral obrigatória nas emissoras de rádio e televisão é um show a parte.  Alguns candidatos têm procurado a melhor maneira de deixar sua marca no eleitorado brasileiro. Já passaram pela televisão o herói He-man, o mascarado, Zorro, Pokémon, o companheiro do Batman, Robin, e tantos outros que beiram a comédia. Quase uma cultura , o apelo humorístico dos candidatos no horário político desperta no público gargalhadas e faz com que o compartilhamento de vídeos relacionados, se espalhem em canais na Internet..

Canditato: Zorro (PT). Imagem do blog "Não Salvo"
http://www.naosalvo.com.br/15-candidatos-bizarros-pra-voce-nao-votar-parte-8/
A criatividade fica ainda maior quando avançamos para outras cidades distantes das grandes capitais. Geralmente o nordeste é a região do país mais famosa por haver personagens  caricatas que se aventuram na vida política, como é o caso do candidato a vereador em Natal (RN) pelo PP (Partido Progressista), Infitéti das Costas Ôca. Bem longe dos padrões estabelecidos para a posse de um cargo público, Infitéti, enfatiza sua proposta na campanha: “Tirar as pessoas das ruas e colocar nas calçadas para não serem atropeladas”.

Por incrível que pareça, grande parte desses bem humorados conseguem uma boa quantidade de votos, e muitas vezes, ganham em disparada. Esse foi o caso de um dos mais famosos caricatas eleito no ano de 2010, Francisco Everardo Oliveira Silva, o Tiririca.
O humorista contratado da TV Record, candidatou-se a Deputado Federal pelo partido do PR (Partido Repúblicano), em São Paulo. Seu slogan na época foi muito comentado na mídia e entre as pessoas: “Vote no Tiririca. Pior do que tá não fica.”

Mesmo dizendo em rede nacional que não sabia o que um Deputado Federal fazia, Tiririca ganhou como o Deputado mais bem votado do país, com cerca de 1,3 milhões de votos.
João Cosme, aposentado de 67 anos, diz que votou nele, porque o palhaço era um companheiro de estrada. “Também vim do nordeste, ele é um homem que quer ajudar as pessoas.” Questionado se estava satisfeito com o eleito, o aposentado não soube responder. João é analfabeto funcional e mora em São Paulo há quase 55 anos.

Helcimara de Souza Telles, professora do Departamento de Ciência Política da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), analisa o caso e diz que o humor usado na publicidade eleitoral, tem como objetivo desfocar a atenção do eleitor . “Como os partidos são vistos com desconfiança pelas pessoas, esses candidatos dão lugar ao famoso debate e ocupam com essas piadas. Isso só aumenta quanto mais corrupção houver.”.  Com tudo, Helcimara não acredita que isso possa desclassificá-lo como um bom politico.

Mesmo para os mais engraçadinhos, às vezes o humor na política deve ser dosado. O ex-comediante da “A Praça é Nossa”, do SBT, e deputado federal de Mauá (SP) pelo PP, Ivanildo Gomes, o Batoré, já declarou que o humor na política deve ter sua cota.
Nas eleições presidenciais de 2010, Batoré foi bem firme ao dizer que o até então, candidato Tiririca, estava desrespeitando o eleitor: “Não achava o Tiririca um candidato preparado, ele mal sabia responder as questões.” critica Batoré.

Acompanhe abaixo o vídeo com alguns dos candidatos mais inusitados das últimas eleições: 



Por: Renato Cavalcante

0 comentários:

Postar um comentário